Cadeira de rodas

Uma cadeira de rodas é usada para movimentar uma pessoa que não é capaz de andar. Cadeiras de rodas podem ser manuais ou alimentadas por uma bateria.

É muito dificil precisar com exatidão quando a cadeira de rodas foi criada e utilizada pela primeira vez. É muito provável que as primeiras cadeiras de rodas foram fabricadas entre 5 a 6 mil anos atrás.

O carrinho de mão, que foi inventado na China durante o segundo ou terceiro século dC, certamente foi usado para transportar pessoas com deficiência e é, provavelmente, a mais antiga evidência documentada de cadeiras de rodas.

A primeira evidência específica de uma cadeira de rodas pode ser vista através de uma imagem gravada na China em AD 525. Depois disso, a única prova documental da existencia de uma cadeira de rodas foi o esboço de Filipe II da Espanha sentado em uma cadeira cadeira de rodas. Que na época era chamada de “cadeira de inválido”.

A humanidade precisou esperar mais 80 anos até que fosse invetada uma cadeira de rodas que podia ser movida de forma independente. Steven Farfler, um jovem de 22 anos relojoeiro, construíu, em 1655, o que parecia ser uma cadeira de rodas mais estável. Ela era montada sobre um chassi de 3 rodas.

Depois disso o conforto do usuário passou a ser o fator chave dos modelos de cadeiras de rodas posteriores.

Em 1869, uma patente foi retirado para uma cadeira de rodas que foi o precursor das cadeiras de rodas que conhecemos hoje, ela rodas grandes na parte traseira que podiam ser auto-propelidas. Isto provou ser um pouco inconveniente quando a cadeira tinha que passar por poças de água, mas o problema foi rapidamente resolvido, alguns anos mais tarde, quando uma segunda borda com uma circunferência menor foi soldada no quadro, com rodas menores na frente. As cadeiras de rodas tornou-se muito menos volumosa e infinitamente mais confortável.

Até o início do século 20 muitos novos desenvolvimentos tinha sido inventado, incluindo braços e pés móveis. Em 1916, os bons velhos engenheiros britânicos inventaram as primeiras cadeiras de rodas com motores embora, como hoje, a grande maioria das pessoas ainda utilizavam as versões manuais.

O principal problema com a cadeira de rodas foi o fato de que elas eram muito difíceis tanto para o transporte quanto para o armazenamento. Foi então que em 1932, Harry Jennings, um engenheiro, veio com a idéia maravilhosa de, uma versão em aço tubular dobrável, que ao longo dos anos ganhou algumas melhores chegando a cadeira de rodas que conhecemos hoje.

As mais recentes inovações para cadeiras de rodas são, para dizer o mínimo, emocionante e se alguém a partir do século 18 ou 19 pudesse ver uma cadeira de rodas equilibrada em pé sobre duas rodas, não acreditaria. Esta cadeira especial, chamada de "I-Bot" não só pode levantar-se sobre duas rodas, mas se alguém tentar empurrá-la de forma irregular e  fora de equilíbrio ela se corrige sozinha. Na verdade, ela pode manter o seu equilíbrio melhor do que um ser humano. No entanto, o I-Bot vem com uma desvantagem, o preço, e infelizmente ainda não está ao alcance de todos.

Sem dúvida, podemos ter certeza de que as cadeiras rodas do futuro serão muito diferentes daquelas que estão atualmente em produção. Muitos comentários na internet falam de cadeiras de rodas controladas por impulsos neurológicos do cérebro.